A Prefeitura de Maringá inicia nesta segunda-feira, 14, a migração do sistema de telefonia da Secretaria de Saúde para a tecnologia VoIP (Voz sobre Protocolo da Internet). A inovação permitirá a realização de ligações pela internet, tornando a comunicação mais eficiente. Além disso, as conexões Wi-Fi serão substituídas por uma rede de cabos, reduzindo falhas e garantindo mais estabilidade. A mudança otimizará a comunicação interna da pasta e o atendimento à população, reduzindo as ocorrências de instabilidades.
“A comunicação começa internamente, na Secretaria de Saúde, onde as diretrizes para a rede de assistência do município são definidas e as demandas diretas do cidadão são respondidas por meio de uma Ouvidoria própria. Essa tecnologia vai melhorar o desempenho da nossa comunicação e aumentar nossa agilidade no atendimento à população”, explicou o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi.
A modernização também trará benefícios a longo prazo, como a redução de custos com equipamentos, consumo de energia e manutenção, já que o novo sistema será gerenciado por software, eliminando a necessidade de reparos frequentes em estruturas físicas. “A transição representa um avanço para a saúde pública de Maringá, permitindo futuras expansões e compatibilidade com diferentes tecnologias, preparando a cidade para o futuro”, afirmou o gerente de Tecnologia da Informação em Saúde, Edmar Moreira dos Santos.
Durante o processo de migração do sistema, que deve ser concluído em cerca de uma semana, podem ocorrer instabilidades temporárias nos serviços de conexão e telefonia da sede da Secretaria de Saúde e da Ouvidoria da Saúde. Para minimizar impactos, há um técnico de informática em tempo integral para realizar o suporte imediato. O telefone 192, do Samu, não será afetado.
ASC/PMM