PARQUE DO INGÁ: Prefeitura instala segundo poço de infiltração

Estrutura foi perfurada na esquina das ruas Furtado de Mendonça e Santos Dumont

PARQUE DO INGÁ: Prefeitura instala segundo poço de infiltração

poço de infiltração - Foto - Rafael Macri / PMM

Para melhorar o escoamento de água e possibilitar a recarga do lençol freático na região do Parque do Ingá, a Prefeitura de Maringá finalizou nesta quarta-feira, 19, a perfuração do segundo poço de infiltração. A estrutura foi perfurada na esquina das ruas Furtado de Mendonça e Santos Dumont. Agora, a próxima etapa é a instalação de um Retentor de Impureza de Águas Pluviais (Riap) em cada poço.
O Riap específico para a estrutura é produzido pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). O equipamento vai evitar que resíduos descartados de forma incorreta possam entupir o tubo e danificar o sensor ultrassônico, responsável por registrar em quanto tempo a água da chuva, ao encher o poço, se infiltrará no solo.
A diretora-presidente do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), Juliane Kerkhoff, explica que após a instalação dos Riaps produzidos pela Seinfra, o sensor será colocado nos poços. “Com a estrutura finalizada, precisamos esperar um bom volume de chuva para que as equipes possam fazer os cálculos e verificar a capacidade de infiltração. Esses apontamentos vão indicar a quantidade de poços necessários na região”, diz.
As estruturas estão entre as recomendações feitas pelo estudo desenvolvido pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec), vinculada à Universidade Estadual de Maringá (UEM), para buscar soluções para um manejo mais adequado das águas pluviais no entorno do Parque do Ingá. Além do poço instalado nesta quarta-feira, o município já realizou a perfuração do primeiro poço na Avenida Laguna, no canteiro central em frente ao Parque do Ingá.
Com a medida, o objetivo é avaliar, na prática, se os poços podem possibilitar a retomada do nível do lago do Parque por meio do afloramento natural d′água dentro da unidade de conservação. Cada estrutura é composta por uma caixa de concreto pré-moldado de 1,5 metro em cima. Dentro do poço, há uma camada de pedra brita, um tubo pead de 630 mm, uma manta geotêxtil e o sensor que será responsável por medir a capacidade de infiltração.
Os poços de infiltração foram instalados em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), responsável pela doação dos equipamentos, e a Fundec Fundações Especiais, que realizou o empréstimo do maquinário para perfuração. Equipes do IAM e das secretarias de Mobilidade Urbana, Infraestrutura e Limpeza Urbana  também auxiliaram na instalação das estruturas.