O Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson – presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná – TRE, veio pessoalmente a Maringá nesta segunda-feira, 29, para participar da abertura dos dois dias de atendimentos extraordinários na APAE, com objetivo de facilitar o acesso de pessoas com deficiência (PCD) a serviços eleitorais , como alistamento, revisão, transferência de título, exercício do direito de voto e de ser votado.
“Estamos alistando as pessoas com deficiências nas listas eleitorais, e esse é o primeiro enfoque do projeto que lançamos hoje, mas existem outros; num segundo momento queremos integrá-las no trabalho junto à Justiça Eleitoral, como mesários ou colaboradores do sistema; e temos também um terceiro enfoque que está sendo elaborado em Curitiba através do projeto Supera, que vai preparar pessoas com deficiências para que possam concorrer a cargos eletivos nas eleições”, explicou Bengtsson.
O presidente do TRE-PR também quer inserir um quarto enfoque nos trabalhos junto às pessoas PCDs, através da criação de parlamentos jovens dentro das estruturas.
Para o desembargador, a informação é uma arma essencial para combater o preconceito contra as pessoas com deficiência. Uma das batalhas que essa campanha vai ajudar a vencer é contra o “Capacitismo”, para isolar o conceito que julga que as pessoas PCDs não são capazes ou são inferiores.
“Temos que combater o capacitismo e estamos fazendo isso na prática. Nós temos uma jovem portadora de síndrome de down que é embaixadora do TRE. Ela foi mesária nas eleições passadas, conhece Libras e demonstra claramente que a pessoa com deficiência é capaz e tem o direito de participar ativamente”, concluiu o presidente.
O vice-presidente da APAE de Maringá – Dr. Ingo Hofmann Junior, disse em entrevista a OFATOMARINGA.COM que a presença do TRE-PR é um marco importante para a instituição e que o trabalho de conscientização sobre o direito de pessoas PCDs votarem e serem votadas continuará na instituição e será reforçado junto às famílias dos portadores de deficiências. “A sociedade mudou muito nos últimos anos e hoje a maioria já entende e aceita que pessoas PCDs são capazes e devem ter direitos. Estamos trabalhando para eliminar o estigma de que a pessoa com deficiência não é capaz. O trabalho acontece na instituição APAE e continua nas famílias porque queremos que eles saibam que a participação nas eleições é um Poder que eles têm e devem exercer”, enfatizou Hofmann
O Plantão do TRE-PR na APAE de Maringá prossegue na terça-feira, 30, das 9 as 16h. A APAE Maringá fica no Contorno Sul Prefeito Sincler Sambatti, n° 8973 – Parque Industrial.
Além de Maringá, outras cidades também recebem o reforço do Tribunal até o dia 3 de maio.
Veja a lista completa das cidades onde o TRE-PR vai levar os serviços:
PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO TERMINA DIA 8 DE MAIO
O prazo para regularização do título eleitoral e inscrição ao primeiro título termina dia 8 de maio. Após essa data, esses serviços ficarão indisponíveis, pois a Justiça Eleitoral passará a se dedicar a organização das eleições municipais.