Procon flagra alimentos irregulares em vistoria em mercado

“Temos um cuidado especial nesses casos. É um problema grave!”, alerta o coordenador do Procon, Edjalma Alves.

foto - ANDYE IORE - Procon

O Procon, da Prefeitura de Maringá, flagrou na manhã de hoje (8) alimentos irregulares num supermercado no Jardim Higienópolis. A vistoria atendeu uma denúncia de um consumidor que haveria produtos estragados e com bolor. A equipe do órgão de defesa do consumidor foi até o local e verificou sete embalagens com mercadorias que estavam com data de validade vencida, sem vácuo e inadequados para o consumo, entre outros. Foram apreendidos e com orientação para descarte imediato quase 5 quilos de alimentos como presunto, queijo, linguiça e mortadela.

O Procon também orientou o gerente do estabelecimento para colocar data de validade em bolos que estavam num freezer e também etiquetas de identificação em garrafas de suco natural de laranja. Todo o procedimento foi registrado num Auto de Constatação Preliminar. Não houve aplicação de multa na hora. Mas, o caso ainda será avaliado pelo setor de Fiscalização, aguardando resposta do estabelecimento em 20 dias, podendo gerar autuação posterior.

O consumo de alimentos estragados pode causar graves problemas de saúde. “Temos um cuidado especial nesses casos. É um problema grave!”, alerta o coordenador do Procon, Edjalma Alves. “Sempre estamos visitando os supermercados, orientando funcionários e gerentes. Já fizemos várias palestras sobre isso”.

Caso o consumidor flagre alguma irregularidade num supermercado, pode registrar denúncia no telefone 151. Ele deve informar o nome do estabelecimento, endereço e o problema encontrado.