Manhã de frio e muito movimento no Distrito de Floriano (a aproximadamente 10km de Maringá) nesta quinta-feira (15). O Procon de Maringá notificou a Sanepar após fazer uma vistoria em diferentes pontos da cidade atendendo denúncias de moradores sobre problemas no abastecimento de água. Em quase todo o distrito de 4,8 mil habitantes a água está saindo suja das torneiras e encanamentos. O motivo seria obra que a Sanepar faz na rede de água há um mês. Em alguns pontos a tubulação teria se rompido e a água chegou barrenta nas residências, sendo imprópria para o consumo e com riscos à saúde. “As pessoas não podem beber a água assim porque ela está imprópria para o consumo”, alerta o coordenador do Procon, Flávio Mantovani, que acompanhou pessoalmente a vistoria hoje e foi na casa de alguns moradores verificar como está a situação. “Além de ressarcir os moradores, também vamos avaliar alguma indenização da Sanepar para o município porque a Prefeitura está com caminhão pipa fornecendo água para quem precisa”.
Por isso, a notificação pede várias explicações e medidas da Sanepar para resolver os problemas urgentemente. Como:
• quais motivos da água estar barrenta em Floriano?
• quais providências são tomadas para resolver o problema?
• qual previsão para o término das obras e implantação da rede de esgoto?
• o que a Sanepar está fazendo para que a comunidade não fique sem água potável?
• o problema também afeta as caixas de água das residências. O que a Sanepar está fazendo sobre isso, vai realizar a limpeza?
• os moradores que tiveram que comprar água no comércio para o consumo serão ressarcidos pela Sanepar?
• como os moradores estão sem água potável para o consumo e tarefas domésticas, eles terão desconto na conta de água?
MULTA
A Sanepar tem cinco dias úteis para responder. Após a resposta, o Procon analisará qual procedimento será adotado, podendo até multar a concessionária. A vistoria de hoje também foi acompanhada pelo administrador do distrito de Floriano, Silvio Santin. Além da vistoria dos fiscais, Floriano também recebe hoje a unidade móvel com o projeto Procon nos Bairros, atendendo a comunidade no salão comunitário. ASC/PROCON