Prorrogado até sexta-feira, 18, o prazo de inscrição para o edital Prêmio Memorial de Vivências, parceria entre a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (Seec), por meio da Superintendência-Geral da Cultura, com recursos da Lei Aldir Blanc.
A iniciativa tem como objetivo eternizar as expressões, nas diferentes linguagens artísticas e culturais, de vivências, saberes e fazeres durante o período pandêmico por meio de um museu virtual. O edital é voltado a trabalhadores e trabalhadoras (pessoa física) da Cultura, residentes no Paraná.
Andre Avelino – Chefe de Coordenação de Ação Cultural e Economia Criativa da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (Seec), explica “que o Memorial de Vivências é uma das estratégias do Governo do Paraná no âmbito da Lei Aldir Blanc, conta com recursos federais mas também estaduais para contemplar a classe artística do Estado que sofreu tanto durante a pandemia e que continua sofrendo com as restrições e medidas sanitárias”.
Veja a entrevista com Andre Avelino – Chefe de Coordenação de Ação Cultural e Economia da Secretaria Comunicação e de Cultura do Governo do Paraná
Em entrevista a O FATO MARINGÁ, Avelino contou a Ligiane Ciola que a Superintendência de Cultura quer aprofundar o mapeamento da classe artística do Paraná para incentivar os municípios a criarem seus próprios sistemas de cultura.
Veja o vídeo tutorial
INSCRIÇÕES
Para participar o interessado deve enviar um vídeo de depoimento, entre 15 e 30 minutos, no ato da inscrição. Ao todo, 1.065 artistas de dez segmentos culturais serão contemplados com um prêmio individual de R$ 5 mil, totalizando um investimento global de R$ 5.325.000,00.
No intuito de descentralizar os recursos, as vagas foram divididas, sendo 70% para o Interior do Estado e 30% para a Capital. Estão contempladas as seguintes áreas: artes visuais, audiovisual, cultura tradicional, diversidade cultural, dança, ópera ou circo, música e técnicos. Para participar é necessário comprovar a atuação de, no mínimo, dois anos na área.
Segundo Luciana Casagrande Pereira, superintendente-geral de Cultura do Paraná, é importante que as políticas públicas viabilizem a cultura do futuro, mas é imprescindível que se valorize também a memória cultural. “O Memorial de Vivências foi pensado com esse intuito: o de permitir que os trabalhadores e trabalhadoras da Cultura do Estado contem suas histórias com as artes e o fazer cultural para que se registre esse momento particular que vivemos”, afirma.
Todas as etapas e outras informações estão descritas no EDITAL, que está disponível no site da Unespar e da Cultura Paraná. Os participantes podem solicitar mais informações pelo e-mail premorimemorialdevivencias@unespar.edu.br.
As inscrições podem ser feitas AQUI.
IMPORTANTE – O proponente que não tem cadastro como agente cultural no sistema SIC.Cultura deverá se cadastrar antes da inscrição acessando este LINK e se categorizar como agente cultural. Nas redes sociais da Cultura Paraná e do Edital Memorial de Vivências PR o interessado encontra orientações sobre como gravar o vídeo de depoimento e outras dicas importantes para fazer a sua inscrição.