Cinema na Praça teve público vidrado na tela em Luiziana. Nesta quinta, 23, filmes serão em Janiópolis

LUIZIANA VIDRADA NO TELÃO DO CINEMA NA PRAÇA

Cada cidade por onde o Cinema na Praça passa, produz uma experiência diferente nas vidas da equipe da Casa do Verbo que na noite desta quarta-feira, 22 de maio, executou mais uma etapa da rota do projeto.

Toda a equipe também ajuda na preparação das mais de 500 pipocas que são distribuídas ao público

Luiziana foi a 28ª cidade a receber a Caravana Cultural que tem na equipe de campo o Francisco Hernandes, que é coordenador de montagem estrutural, o Milton Lima, coordenador audiovisual, a Rô Fagundes, produtora executiva, o Gilmar Favaro, o motorista da carreta que carrega o Cinema na Praça pelo Paraná, Danilo Corrêa Pinheiro, assistente da produção executiva e o André Pereira, que além de designer gráfico, é gerenciador de mídias sociais e pau para toda obra, num ambiente onde todo mundo também carrega e descarrega cadeiras.

E são muitas cadeiras; 400 que são oferecidas ao público do projeto Cultural do Governo do Estado que em 2024 conta com recursos da Lei Paulo Gustavo através do Ministério da Cultura do Governo Federal.

Com esses recursos, a carreta da Casa do Verbo, que é dirigida pelo Gilmar, leva a estrutura que além das cadeiras, inclui um telão gigante de led de alta definição, assim com o som que é de última geração e algo que não pode faltar quando se vai ao cinema; pipoca de graça.

 

Praça lotada em Luiziana – foto – ANDRÉ PEREIRA – CASA DO VERBO

Na noite desta quarta-feira, 22, foram 600 Luizianenses a se deliciarem com filmes nacionais exibidos gratuitamente na praça Romão Martins; entre eles, estavam o prefeito Wilson Tureck e a primeira dama Noeli. E não foram só eles; o Poder Público, parceiro na realização do projeto, contou com as presenças do vice Márcio Fain, do secretário de Cultura, Esporte e Turismo – Eudes Berth, além do presidente da Câmara, vereador Joaquim Pepineli. Com eles, e até agora, o Cinema na Praça na rota executada pela Casa do Verbo já levou filmes como ‘Lino, uma aventura de 7 vidas” e “O PALHAÇO”, a 25 mil pessoas, mas ainda falta visitar outras 37 cidades, e isso deve acontecer até o final de setembro.

QUINTA, 23, O CINEMA NA PRAÇA CHEGA EM JANIÓPOLIS

arte – ANDRÉ PEREIRA

 

Antes de todas as outras, agora é a vez de Janiópolis, cidade que fica a 140km de Maringá, ver o Gilmar chegando com a carreta e tudo mais. Na parte da tarde chega o resto do time, que prepara tudo para receber o público no Parque de Exposições da cidade que tem pouco mais de 5 mil habitantes e não tem cinema.

 

 

 

 

 

 

 

A Proposta do projeto CINEMA NA PRAÇA, “é essa mesma”, explica o diretor da Casa do Verbo Francisco Pinheiro. “Levamos o cinema a cidades onde a população não tem acesso a salas de exibição, onde há gente que nunca esteve diante da tela gigante do cinema; fazemos isso levando as cadeiras, banheiros, lugares para as crianças, idosos e com acessibilidades como Libras e legendas nos filmes para pessoas surdas, audiodescrição para pessoas cegas, fones abafadores para pessoas com sensibilidade a sons altos e também para autistas. E não deixamos faltar nem mesmo a pipoca, que é de graça e para todos”, explicou o diretor.

 

Depois de Janiópolis, o Cinema na Praça encerra sua programação do mês de maio na Praça dos Pioneiros em Rancho Alegre D´Oeste no dia 24, as 19h.

As informações sobre os locais e horários das exibições dos filmes em cada cidade podem ser lidas no site do projeto.