A reforma e ampliação do CMEI Desembargador Zeferino Krukoski começou em 2018, mas problemas ligados à empreiteira que havia vencido a licitação para executar os serviços obrigaram a Prefeitura de Maringá ( @prefeiturademaringa ) a tomar medidas legais . A ação causou atrasos e foi necessário fazer uma nova licitação para que os trabalhos fossem concluídos. Hoje (25), quase sete anos depois, a administração do prefeito Silvio Barros entregou a nova estrutura à comunidade. A reforma e ampliação de mais de 2,1 mil metros quadrados acrescentaram à estrutura 12 novas salas de aula, sala multiuso, brinquedoteca e amplo pátio coberto.

O secretário de Educação Fernando Brambilla ( @fernando_brambilla_santafe ) explica que o CMEI entregue nesta sexta-feira no Conjunto Thais “é um modelo de obra pública que o setor da educação quer padronizar em toda a estrutura do município”. No mês de março, quando estava há apenas 73 dias no cargo, em ocasião de sua participação na sessão da Câmara Municipal ( @camara.maringa ), ele explicou aos vereadores que ao assumir a pasta no início de 2025, começou um processo de verificação do estado de saúde das escolas e CMEIS, e descobriu que muitas delas precisavam de reformas urgentes. O secretário disse hoje a OFATOMARINGA.COM que algumas licitações para as reformas menos empenhativas já estão homologadas e que as obras devem começar em breve. Outras estruturas onde há problemas mais sérios e que vai obrigar o município a transferir os alunos para outros locais enquanto as obras estiverem sendo realizadas, vão começar após a prefeitura construir quatro edifícios especiais preparados para receberem os alunos com a mesma qualidade enquanto as reformas não terminam.
NA MATÉRIA ABAIXO, AS ENTREVISTAS COM O PREFEITO E COMOS SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO E OBRAS
“A reforma e ampliação desse CMEI é transformadora e agora com 2,1 mil metros a mais de construção vai aumentar a capacidade de atendimento da estrutura para quase 400 alunos. É uma obra moderna, de excelência e estruturante e que vai garantir espaço adequado e confortável para as crianças e a aplicação do plano municipal de Educação”, disse Brambilla.

O prefeito Silvio Barros ( @silviobarrosoficial ) defendeu a estratégia apresentada pelo secretário de Educação e enfatizou que não há mais espaço para improvisações porque se trata do futuro das crianças do município.
“Essa obra precisa de uma reforma e foi feita. Nós vamos reformar todos os outros trinta que também precisam, mas para fazer isso, vamos acolher a estratégia apresentada pelo Secretário de Educação Fernando Brambilla de construir em cada quadrante da cidade um edifício preparado para receber as crianças enquanto o local em que elas estudam está sendo reformado. As crianças que saíram daqui para permitir que a reforma fosse feita, foram para um quebra galho; agora não vai ser mais assim, porque temos cem estruturas entre escolas e CMEIS que precisam de reformas periodicamente”, disse o prefeito Silvio Barros.

As obras que os CMEIS e Escolas Municipais precisam estão sob a responsabilidade e coordenação do Secretário de Obras Públicas – Artur Tunes ( @arturtunes1 ). Ele contou a OFATOMARINGA.COM que daquilo que antes existia na antiga estrutura do CMEI reinaugurado hoje “restou muito pouco”, e que as novas construções que servirão de coringa sempre que houver necessidade de se reformar uma estrutura, já estão para começar a sair do papel.
“Praticamente foi feita uma reconstrução aqui neste CMEI, porque do antigo prédio restou muito pouco. O investimento de mais de R$ 7,5 milhões tornou a escola moderna e adequada. Estamos construindo unidades novas no Jardim Espanha e que deve ser entregue até o final de 2025. Há outras obras como a que estamos fazendo no Jardim Licce e projetos que estão em fase de elaboração, como o da Escola Miriam Palandri e CMEI Afonso Vidal”, explicou Tunes.
VEJA O MOMENTO DO DESCERRAMENTO DA PLACA DE INAUGURAÇÃO