O deputado federal Zeca Dirceu, líder do PT na Câmara, visitou Roberto Requião(PT) e disse nesta quinta-feira, 20, que o ex-governador tem muito ainda a contribuir com o Paraná e com o Brasil. “Requião é uma das principais lideranças políticas do país, seus governos no Paraná foram exemplares, com um sem número de programas sociais e de impulso a economia estadual, e seus mandatos no Senado se pautou pela integração e pela unidade da América Latina”, disse Zeca Dirceu que visitou o ex-senador na sua casa em Curitiba.
Zeca Dirceu, acompanhado do deputado Requião Filho (PT), líder da Oposição na Assembleia Legislativa, disse ainda que a unidade das forças políticas de centro-esquerda passa pela liderança de Requião. “Requião tem participação ativa não só na formulação programática da centro-esquerda, como também na linha de frente de ação pelo seu protagonismo político”.
Requião, Requião Filho e Zeca Dirceu são pré-candidatos junto com a deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente nacional do partido, a uma provável eleição suplementar ao Senado caso da cassação de Sérgio Moro (União Brasil). “Independente de quem for candidato, o PT e os partidos políticos da federação (PV e PCdoB) junto a outras forças políticas estarão unidos nesta disputa que é muito importante ao Paraná, que pode anteceder as eleições municipais de 2024”, disse.
Liderança no Paraná
O líder do PT na Câmara dos Deputados disse ainda que na conversa com Requião e Requião Filho, o Brasil, o Paraná e o PT foram os principais pontos da reunião. “Requião foi prefeito de Curitiba, governador do Paraná, por três vezes, senador por duas vezes, nas últimas eleições deu grande contribuição ao Lula e tivemos na disputa ao governo do Estado, o melhor resultado de toda história”, disse.
“Requião merece todo nosso respeito e ainda tem muito a contribuir. Lembro ainda que foi Requião quem me deu em 2003, minha primeira grande oportunidade na vida pública, quando me delegou a coordenação das ações da área social e do trabalho em várias cidade do interior do estado”, completou.
Os três conversaram ainda sobre a resistência à privatização da Copel, a redução da taxa de juros pelo Banco Central e a disputa da prefeitura de Curitiba nas eleições de 2024. Requião, Requião Filho, Zeca Dirceu e a deputada Carol Dartora são apontados como nomes do PT na disputa. ASC