Para intensificar as ações de combate à dengue, a Prefeitura de Maringá realizará neste sábado, 3, um super mutirão em todos os bairros das áreas de abrangência das 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Cerca de 700 agentes de combate à endemias e agentes comunitários de saúde estarão mobilizados para visitar as residências, com foco nos imóveis que ficam fechados durante a semana, para orientar os moradores e eliminar criadouros do mosquito da dengue. As UBSs ficarão abertas para a comunidade, das 8h às 12h, com vacinação, coleta de preventivo e atualização cadastral.
O secretário de Saúde, Clóvis Melo, explica que a ação faz parte da força-tarefa da Prefeitura de Maringá para combater o mosquito transmissor da dengue. “Precisamos conscientizar toda a comunidade, para que cada pessoa esteja sempre atenta ao seu quintal e adote os cuidados necessários. O trabalho dos agentes é muito importante, principalmente para recuperação de imóveis fechados e orientação das famílias que não estão em casa durante a semana”, diz.
No sábado, 3, a Prefeitura de Maringá também promoverá mais uma edição do ′Espaço Saúde′. A iniciativa, que aproxima os serviços de saúde da comunidade, ocorrerá na UBS Cidade Alta, das 8h às 12h. No local, haverá coleta de exame preventivo, distribuição gratuita de autoteste de HIV/Aids, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, multivacinação e orientações sobre saúde bucal, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção ao mosquito da dengue.
Todas as demais UBSs realizarão coleta de preventivo, vacinação e atualização cadastral, exceto a UBS Paulino, onde haverá apenas coleta de preventivo e atualização cadastral.
Incentivo ao descarte correto
Um dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue é realizar o descarte correto do lixo, evitando o acúmulo de água parada. Neste sábado, 3, para incentivar hábitos sustentáveis, a Prefeitura também realizará edições dos projetos ′Maringá Recicla′, ′Moeda Verde′ e ′Óleo Zero′. As ações ocorrerão de forma simultânea, das 8h30 às 11h30, em frente ao Meu Campinho do Jardim Piatã, na Avenida Tuiuti.
Durante o ′Maringá Recicla′, a comunidade pode realizar o descarte de bijuterias, sucatas eletrônicas, roupas em bom estado de conservação, esponjas de uso doméstico, óleo de cozinha usado e cartelas de medicamentos vazias. As roupas serão encaminhadas para o Provopar e os demais materiais para as cooperativas de reciclagem. Os materiais podem ser destinados de dentro do carro, no formato drive thru, de forma rápida e fácil.
O projeto ′Moeda Verde′ promove a conscientização sobre o descarte correto dos materiais recicláveis. A ação consiste na troca de 1 kg de material por 1 kg de hortifrutis. É possível realizar a troca de, no máximo, 2 kg por pessoa. No ′Óleo Zero′, cada litro de óleo usado poderá ser trocado por uma barra de sabão ou cada quatro litros de óleo poderão ser trocados por dois litros de sabão líquido.
ASC\PMM