OFATOMARINGA.COM
No Result
View All Result
  • Home
  • WEBTV
  • MARINGÁ
  • GERAL
  • PARANÁ
  • NACIONAL
  • INTERNACIONAL
  • POLÍTICA
  • ESPORTES
  • CULTURA
  • ARTIGOS
  • OFATO.DOC
  • Home
  • WEBTV
  • MARINGÁ
  • GERAL
  • PARANÁ
  • NACIONAL
  • INTERNACIONAL
  • POLÍTICA
  • ESPORTES
  • CULTURA
  • ARTIGOS
  • OFATO.DOC
No Result
View All Result
OFATOMARINGA.COM
No Result
View All Result

Home PARANÁ

Setembro Amarelo: Agir Para Prevenir

Mês é dedicado às ações de prevenção ao suicídio e de valorização à vida.

Por O Fato Redação
10/09/2022
em PARANÁ
Setembro Amarelo: Agir Para Prevenir

foto: ASC/ALEP

Chegou o mês de setembro e com ele a Assembleia Legislativa do Paraná, em parceria com a UNALE – União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – promove uma campanha de saúde em prol da valorização da vida, o “Setembro Amarelo: Agir para prevenir”.

Durante o mês a fachada da Assembleia Legislativa ficará iluminada na cor amarela em referência à campanha. No Paraná, as leis 18.871/2016, e 20.229/2020 também servem para o alerta. Através delas foram criados mecanismos no estado para as ações de prevenção ao suicídio e de valorização à vida, através da Semana de Valorização da Vida e de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, que deve ser realizada no período que compreenda o dia 10 de setembro.

O objetivo dessa legislação é o de promover a reflexão e a conscientização sobre essa temática, com o objetivo de dignificar avida em relação ao aumento do índice de suicídios e a automutilação, esclarecendo à população, através de palestras, debates e audiências públicas, sobre como identificar possíveis sinais suicidas e como auxiliar o acompanhamento de indivíduos que apresentem esse perfil, visando minimizar a evolução dos quadros que podem chegar ao suicídio.

São registrados, aproximadamente, 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e perto de 1 milhão em todo o mundo, ou seja, uma morte a cada 40 segundos, segundo a Associação Paranaense de Psiquiatria.

Depressão

A depressão é uma doença de potencial incapacitante que afeta pessoas de diferentes condições sociais, econômicas e pessoais. São comorbidades que prejudicam os âmbitos sociais, pessoais, familiares, profissionais e a autoestima, prejudicando a autonomia da pessoa humana.

Foi em reconhecimento à importância de se tratar, de forma preventiva, esta doença, que nasceu o Setembro Amarelo. Criado em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a iniciativa visa a prevenção do suicídio, o combate aos transtornos mentais como a ansiedade e a conscientização sobre o uso correto das medicações psicotrópicas. Com a temática “Agir para prevenir”, a campanha se faz ainda mais importante no contexto atual de pandemia e isolamento social.

A história do reconhecimento da depressão é motivo de debates. Os registros mais antigos sobre a melancolia humana partiam da noção de uma deficiência espiritual causada por demônios, espíritos malignos ou pela falta de fé.

Tal entendimento se fez presente em culturas milenares como a dos gregos, dos romanos, dos chineses, babilônios e egípcios. Por conta de crenças enraizadas, os tratamentos se baseavam em exorcismos, espancamentos e tortura como forma de expulsar demônios e entidades, considerados como os causadores das enfermidades da mente.

Ao longo do século 20 ocorreram avanços no entendimento da saúde mental. Em 1917, Sigmund Freud publicou seus estudos sobre os temas da consciência humana expandindo a noção do papel do inconsciente e elaborando temas como a perda, o luto, os sonhos e os traumas e como experiências passadas formam a nossa mentalidade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que o Brasil é o país com a maior taxa de depressão na América Latina. De acordo com a pesquisa, entre onze países, o Brasil desponta com mais casos de ansiedade (63%) e depressão (59%), seguido, apenas da Irlanda e dos Estados Unidos. ASC/ALEP

Tags: aalepademar traianoassembleia legislativa do Paranácrtistina silvestredeputadosevandro araújohomero marcheseluiz claudio romanelli
CompartilharTweetEnviar

Notícias Relacionadas

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participa  nesta sexta-feira (12) da Santa Missa da Festa do Padroeiro Sagrado Coração, na Catedral Metropolitana de Londrina.
PARANÁ

Governador Ratinho Junior participa da festa do Sagrado Coração de Jesus em Londrina

Por O Fato Redação
12/06/2026

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, participou nesta sexta-feira (12) da Festa do Padroeiro de Londrina. O evento...

Read moreDetails

Deputado Tercilio Turini (MDB) destaca excelência das universidades estaduais em posse da nova reitora da UEL

Alexandre Curi (Republicanos) propõe lei para combater o racismo em estádios e eventos no Paraná

Projeto que trata da perda do mandato do deputado Renato Freitas (PT) é lido em Plenário

TSE divulga distribuição do Fundo Especial de Financiamento de Campanha para as Eleições 2026

CCJ confirma decisão do Conselho de Ética e aprova parecer pela cassação do deputado Renato Freitas

Comissão aprova relatório de PEC que acaba com escala 6X1

CCJ recomenda manutenção da perda de mandato de Renato Freitas (PT)

ALEP homenageia Igreja Católica e lideranças religiosas do Paraná

Outras notícias
Cerca de 50 mil turistas são esperados para o Círio de Nazaré em Belém

Cerca de 50 mil turistas são esperados para o Círio de Nazaré em Belém

UEM: Inscrições para o Vestibular e PAS permanecem abertas

UEM: Inscrições para o Vestibular e PAS permanecem abertas

POMODORO COMUNICAÇÃO SOCIAL – LEONEL GROUP LTDA
Portal de Notícias e Web tv O FATO MARINGÁ
CNPJ 27.518.807/0001-77
Avenida Carlos Gomes, 146 – Sobreloja – Zona 5
CEP – 87.015-200 – Maringá – Paraná
Telefone (44) 9 9713 0030

Redação:

Editor Chefe: José Carlos Leonel – MTBE 0011979/PR
Ligiane Ciola: Jornalista Responsável – MTBE – 30014

No Result
View All Result
  • WEBTV
  • MARINGÁ
  • GERAL
  • PARANÁ
  • NACIONAL
  • INTERNACIONAL
  • POLÍTICA
  • ESPORTES
  • CULTURA
  • ARTIGOS
  • OFATO.DOC