A equipe do projeto Cinema na Praça na rota atuada pela agência Casa do Verbo comemorou em Guaraci nesta terça-feira, 20, sua 53ª cidade visitada, em uma viagem que começou dia 15 de fevereiro em Pontal do Paraná.
A formosa Guaraci que tinha uma população de 4.748 habitantes em 2022, em 2024 se estima já tenha 6.326. Em seu território estão 22,43 habitantes por metro quadrado; só que na noite do evento quase 1/4 deles estavam sob a sombra da magnífica Igreja Matriz.
E se é para comemorar, que seja “alla grande”; 1.500 pessoas assistiram às duas sessões de fimes gratuitos num telão de led de alta definição, com som de última geração, 400 confortáveis cadeiras e pipoca de graça. Um sucesso muito grande que o vídeo abaixo mostra. O vídeo é um documento que mostra a enorme fila para pegar uma das 1,5 mil pipocas em um copinho personalizado que foram distribuídas gratuitamente, se vê também as pessoas sentadas nas cadeiras e o enorme telão projetando um filme num lindo cinema ao ar livre.
Além da população que recebe a caravana do Cinema na Praça gratuitamente, o comércio local também percebe os resultados que a indústria da Cultura, 5ª do país em geração de impostos, traz a setores como o hoteleiro, gastronômico, às feiras locais, aos comerciantes como a família Menoli. Eles são donos da Lanchonete Aquarius. Inês Menoli, José Menoli, o filho José Ricardo e a Nora Rosangela trabalharam duro em Guaraci.
“Seria ótimo ter um desses por mês”, comenta Inês Menoli. Ela nos conta que certamente o evento fez eles dobrarem o faturamento. “Essa noite a gente nem ia abrir, mas aí ficamos sabendo do Cinema na Praça e resolvemos abrir; foi ótimo para nós, mas foi para todo mundo”.
Mas não foi só a família Menoli que vendeu bem não; os quiosques e casas de lanches e bebidas também puderam ver a noite da cidade sorrindo como a enorme Superlua que enchia o céu.
O coordenador do projeto Francisco Pinheiro participou do cerimonial de abertura. Eles explicou à população “que o Cinema na Praça é um projeto do Governo do Paraná, que através de sua secretaria de Cultura acede a recursos da Lei Federal Paulo Gustavo através do Ministério da Cultura. Ele lembrou também que as prefeituras são parceiras do projeto, fornecem suporte à realização, mas precisam investir recursos econômicos para trazer a atração à cidade”.
Veja o vídeo de Francisco Pinheiro explicando ao público.
Um dos maiores feitos do projeto, é a presença de acessibilidade em vários níveis. Tem legendas nos filmes, tem fones com áudiodescrição, tem acentos especiais nas primeiras filas para idosos e tem fones abafadores para pessoas autistas ou com sensibilidade a sons altos. No vídeo acima, vemos à esquerda do Chico Pinheiro, a diretora executiva Rô Fagundes e a direita a Lorraine, intérprete de Libras, medida que também faz parte o leque de acessibilidades.
No vídeo abaixo você vai ver o Marcos Trindade, um dos valorosos membros da equipe do Cinema na Praça, entregando fones abafadores a espectadores que requisitaram.
Na equipe, ainda estão André Pereira – design gráfico e gerenciador de mídias sociais, Milton Lima – coordenador audiovisual, Francisco Hernandes – coordenador de montagem estrutural, Gilmar Favaro- motorista da carreta, Danilo Corrêa Pinheiro – assistente de produção executiva e encena o personagem pipoqueiro do Cinema na Praça.
O projeto abraça assim, uma causa que não pode mais ser negociada; a Cultura precisa mesmo ser acessível a todos, sem exceção, e o Cinema na Praça está conseguindo fazer isso, e muito bem.
O Cinema na Praça ainda vai passar por Santa Fé na noite desta quarta-feira, 21; na quinta (22) estára em Flórida e na sexta (23) em Munhoz de Melo no encerramento das exibições de agosto.
Em setembro, o projeto ainda visita mais nove cidades, completando o total de 65 previstos no projeto.
As informações sobre os locais e horários das exibições dos filmes em cada cidade podem ser lidas no site do projeto.
- SITE – https://cineparana.com.br/
- INSTAGRAM – https://www.instagram.com/cineparana/
VEJA A GALERIA DE FOTOS DO CINEMA NA PRAÇA EM GUARACI