Sucesso de público em Guaraci, Cinema na Praça chega a Santa Fé hoje (21)

Mais de 1,5 mil espectadores assistiram às duas sessões de filmes gratuitos do projeto do Governo do Paraná que tem financiamento da Lei Federal Paulo Gustavo

FOTO - OFATOMARINGA.COM

A equipe do projeto Cinema na Praça na rota atuada pela agência Casa do Verbo comemorou em Guaraci nesta terça-feira, 20, sua 53ª cidade visitada, em uma viagem que começou dia 15 de fevereiro em Pontal do Paraná.

A formosa Guaraci que tinha uma população de 4.748 habitantes em 2022, em 2024 se estima já tenha 6.326. Em seu território estão 22,43 habitantes por metro quadrado; só que na noite do evento quase 1/4 deles estavam sob a sombra da magnífica Igreja Matriz.

E se é para comemorar, que seja “alla grande”; 1.500 pessoas assistiram às duas sessões de fimes gratuitos num telão de led de alta definição, com som de última geração, 400 confortáveis cadeiras e pipoca de graça. Um sucesso muito grande que o vídeo abaixo mostra. O vídeo é um documento que mostra a enorme fila para pegar uma das 1,5 mil pipocas em um copinho personalizado que foram distribuídas gratuitamente, se vê também as pessoas sentadas nas cadeiras e o enorme telão projetando um filme num lindo cinema ao ar livre.

Além da população que recebe a caravana do Cinema na Praça gratuitamente, o comércio local também percebe os resultados que a indústria da Cultura, 5ª do país em geração de impostos, traz a setores como o hoteleiro, gastronômico, às feiras locais, aos comerciantes como a família Menoli. Eles são donos da Lanchonete Aquarius. Inês Menoli, José Menoli, o filho José Ricardo e a Nora Rosangela trabalharam duro em Guaraci.

Família Menoli – proprietários da Lanchonete Aquarius. foto – OFATOMARINGA.COM

“Seria ótimo ter um desses por mês”, comenta Inês Menoli. Ela nos conta que certamente o evento fez eles dobrarem o faturamento. “Essa noite a gente nem ia abrir, mas aí ficamos sabendo do Cinema na Praça e resolvemos abrir; foi ótimo para nós, mas foi para todo mundo”.

Mas não foi só a família Menoli que vendeu bem não; os quiosques e casas de lanches e bebidas também puderam ver a noite da cidade sorrindo como a enorme Superlua que enchia o céu.

O coordenador do projeto Francisco Pinheiro participou do cerimonial de abertura. Eles explicou à população “que o Cinema na Praça é um projeto do Governo do Paraná, que através de sua secretaria de Cultura acede a recursos da Lei Federal Paulo Gustavo através do Ministério da Cultura. Ele lembrou também que as prefeituras são parceiras do projeto, fornecem suporte à realização, mas precisam investir recursos econômicos para trazer a atração à cidade”.

Veja o vídeo de Francisco Pinheiro explicando ao público.

Um dos maiores feitos do projeto, é a presença de acessibilidade em vários níveis. Tem legendas nos filmes, tem fones com áudiodescrição, tem acentos especiais nas primeiras filas para idosos e tem fones abafadores para pessoas autistas ou com sensibilidade a sons altos. No vídeo acima, vemos à esquerda do Chico Pinheiro, a diretora executiva Rô Fagundes e a direita a Lorraine, intérprete de Libras, medida que também faz parte o leque de acessibilidades.

No vídeo abaixo você vai ver o Marcos Trindade, um dos valorosos membros da equipe do Cinema na Praça, entregando fones abafadores a espectadores que requisitaram.

Na equipe, ainda estão André Pereira – design gráfico e gerenciador de mídias sociais, Milton Lima – coordenador audiovisual, Francisco Hernandes – coordenador de montagem estrutural, Gilmar Favaro- motorista da carreta, Danilo Corrêa Pinheiro – assistente de produção executiva e encena o personagem pipoqueiro do Cinema na Praça.

O projeto abraça assim, uma causa que não pode mais ser negociada; a Cultura precisa mesmo ser acessível a todos, sem exceção, e o Cinema na Praça está conseguindo fazer isso, e muito bem.

O Cinema na Praça ainda vai passar por Santa Fé na noite desta quarta-feira, 21; na quinta (22) estára em Flórida e na sexta (23) em Munhoz de Melo no encerramento das exibições de agosto.

 

 

Em setembro, o projeto ainda visita mais nove cidades, completando o total de 65 previstos no projeto.

As informações sobre os locais e horários das exibições dos filmes em cada cidade podem ser lidas no site do projeto.

 

VEJA A GALERIA DE FOTOS DO CINEMA NA PRAÇA EM GUARACI