Mais de 250 servidores municipais estão nas ruas para realizar a limpeza e desobstrução das vias e atender as famílias afetadas pelo forte temporal que atingiu a cidade na tarde deste sábado, 7. O prefeito Ulisses Maia instaurou o Gabinete de Gestão de Crise, coordenado pelo secretário de Segurança, Ivan Quartaroli, para organizar as equipes de trabalho e restabelecer a normalidade.
Neste momento, equipes das secretarias de Limpeza Urbana (Selurb), Infraestrutura (Seinfra), Mobilidade Urbana (Semob), Segurança, Assistência Social (SAS), Instituto Ambiental de Maringá (IAM), Guarda Civil Municipal e Defesa Civil, além da Copel e do Corpo de Bombeiros, estão mobilizadas para atender a comunidade.
Na tarde deste sábado, 7, houve registro de chuva de granizo e rajadas de vento de cerca de 60 km/h, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Segundo informações da Copel, o temporal chegou a causar a interrupção do fornecimento de energia em pelo menos 65 mil imóveis no município neste sábado, 7. A zona norte da cidade foi a região mais afetada. A empresa informou que atua com 45 equipes na cidade. Neste domingo, 8, mais 20 equipes de reforço vindas de Curitiba, Cianorte, Cascavel, Ubiratã, Umuarama, Altônia, Loanda e Paranavaí trabalharão para restabelecer a energia na cidade.
Em caso de emergências com risco de morte, a orientação é ligar no 193, do Corpo de Bombeiros. Para retirada de árvores e galhos, os moradores devem registrar a solicitação pelo aplicativo 156 ou pelo site da Prefeitura (acesse aqui).
Pessoas que tiveram as casas destelhadas podem retirar lonas na sede da Defesa Civil, na Avenida Cerro Azul, nº 2990, Jardim Universo. O telefone para contato é (44) 99103-8319.
Ao encontrar pessoas em situação de rua, a população pode acionar o serviço de abordagem social, que funciona 24h. O telefone é: (44) 99103-5661.
*Aviso*
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o atendimento no Pronto Atendimento à Criança (PAC), no Jardim Alvorada, está temporariamente suspenso devido à falta de energia elétrica, provocada pelo temporal. Os pacientes que estavam internados foram transferidos para outras unidades. No momento, os atendimentos de pediatria ocorrem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul. A Copel foi acionada para realizar a manutenção na rede elétrica para retomada dos atendimentos no PAC. Na tarde deste sábado, 7, houve registro de chuva de granizo e rajadas de vento de cerca de 60 km/h, segundo informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).