Temporal em Maringá teve rajadas de vento de 110km/h

Prefeitura apresenta novo balanço da situação na cidade

foto - RAFAEL MACRI

Segundo dados atualizados da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), as rajadas de vento ultrapassaram os 110 km/h neste fim de semana.

Ao todo, as equipes da Ouvidoria Municipal, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros registraram mais de 660 solicitações da comunidade sobre quedas de árvores e galhos até a noite deste domingo, 8. Mais de 340 lonas foram entregues para a comunidade.

O trabalho seguirá intenso nesta semana, com a mobilização de equipes da Prefeitura, Copel e Corpo de Bombeiros.

Energia elétrica – Cerca de 25 mil unidades consumidoras seguem sem energia elétrica em Maringá na noite deste domingo, 8, após o temporal que ocorreu na cidade, de acordo com informações atualizadas da Copel. Segundo a empresa, mais de 130 postes quebrados foram identificados na região metropolitana de Maringá. Para restabelecer a energia elétrica, a companhia acionou equipes de reforço de outros municípios.

Saúde – A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, informa que os atendimentos seguem normalmente nas UPAs Zona Norte e Zona Sul. A energia elétrica foi restabelecida no Pronto Atendimento à Criança (PAC) e os atendimentos foram retomados na unidade às 19h deste domingo, 8.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas nesta segunda-feira, 9. Devido à falta de energia elétrica nas UBSs Ney Braga, Pinheiros, Mandacaru, Vila Esperança, Império do Sol, Quebec, Grevíleas e UASF Licce, é necessário procurar outras unidades para atendimentos como vacinação, retirada de guias de consultas e exames especializados e atendimento de farmácia para medicação psicotrópica e outros de uso contínuo. As consultas médicas seguem em todas as unidades.

Unidades escolares – Devido à falta de energia elétrica causada pelo temporal, as aulas estarão suspensas nesta segunda-feira, 9, nas escolas municipais Professora Lídia Ribeiro Dutra da Silva, Professor José Darcy de Carvalho e Professora Odete Alcântara Rosa. A Secretaria de Educação irá informar os pais e responsáveis sobre a reposição das aulas. As atividades estão mantidas nas demais unidades escolares.

Parques – O Parque Alfredo Nyffeler (Buracão), Parque do Ingá e Parque do Japão estarão fechados nesta segunda-feira, 9, para manutenção e limpeza.

CSU – As atividades programadas para esta semana no Centro Social Urbano (CSU), localizado na Rua Haiti, n° 908, Vila Morangueira, estão suspensas devido aos danos causados pelo forte temporal. Equipes do município farão a manutenção e limpeza do local nesta semana.

Orientação – Em caso de emergências com risco de morte, a orientação é ligar no 193, do Corpo de Bombeiros. Pessoas que tiveram as casas destelhadas podem retirar lonas na sede do Corpo de Bombeiros, na esquina da Avenida Guaíra com a Avenida Paraná, Zona 7.

Os telefones da Defesa Civil são (44) 99103-8319 e (44) 98402-0278. Para retirada de árvores e galhos, os moradores devem registrar a solicitação pelo aplicativo 156 ou pelo site da Prefeitura (acesse aqui). Os atendimentos pelo telefone 156 serão retomados a partir das 8h desta segunda-feira, 9.