Um terremoto de 7,4 na escala de Richter atingiu na sexta-feira as costas meridionais do Chile e da Argentina, segundo informou o Serviço Geolôgico dos Estados Unidos (USGS). As autoridades chilenas emitiram um alerta de evacuação para toda a seção costeira do Estreito de Magalhães, no extremo sul do país.
Perante o alerta de tsunami do Serviço Hidrogrâfico e Oceanogrâfico da Marinha (SOHA), o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Catástrofes (SERNAPRED) do Chile ordenou a evacuação da zona de praias do Território Antártico, região de Magalhães.
Segundo o jornal Clarín, foram retiradas da zona cerca de duas mil pessoas, numa altura em que as autoridades também temiam a ocorrência de réplicas. A navegação na zona também foi suspensa.
¡ATENCIÓN! #SENAPRED por amenaza de tsunami, solicita evacuar zona de playa del Territorio Antártico, Región de #Magallanes.
Para reforzar la evacuación en terreno por parte de los organismos técnicos, #SENAPRED activó mensajería #SAE.
RECUERDA actuar con calma y acatar las… pic.twitter.com/4jlOQkednc— SENAPRED (@Senapred) May 2, 2025
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o epicentro do terramoto, que ocorreu às 08:58 (hora local), situou-se debaixo do oceano, 219 quilômetros a sul da cidade argentina de Ushuaia e 305 quilômetros a sul de Puerto Williams, no Chile, fato também corroborado pelo Centro Sismológico Nacional do Chile.
De acordo com o jornal chileno ‘La Tercera’, o presidente do país, Gabriel Boric, que é originário desta região, suspendeu a agenda para monitorizar a ameaça de tsunami do La Moneda e pediu aos cidadãos para “ouvirem as autoridades”.
euro news