A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com vagas abertas para o Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual (NEC), projeto vinculado ao curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro.
Voltado a estudantes e interessados na intersecção entre audiovisual, cena teatral e educação, o grupo oferece oportunidades práticas em roteiro, videoarte, curtas-metragens e organização de eventos. As inscrições podem ser feitas até 18 de abril por este link com processo seletivo detalhado em reunião posterior.
Coordenado pelo professor André Rosa, o NEC investiga as relações entre corpo, tecnologia e linguagens artísticas, explorando desde performances ao vivo até produções mediadas por recursos audiovisuais. Criado em 2022, o núcleo já produziu materiais como: roteiros experimentais, curtas-metragens; videoartes e oficinas com profissionais convidados. “Nosso foco é pensar a cena para além do palco, integrando suportes digitais e processos educativos”, explica Rosa.
Para este ano, o NEC prepara duas grandes ações: “Pequenas Histórias Desencontradas” (websérie com abordagem híbrida entre documentário e ficção) e o espetáculo cênico “Veredas, corpos que ancoram”. Os selecionados participarão ativamente dessas produções, desde a concepção até a execução.
Podem se inscrever estudantes da UEM e comunidade externa com interesse em artes cênicas, cinema ou educação. Não é necessário experiência prévia. Após a inscrição online, os candidatos serão convocados para uma reunião explicativa sobre o cronograma e as dinâmicas do grupo.
Serviço
Inscrições até 18/04 pelo formulário online. Contato: necestudos@gmail.com ou @nec_instagram Local: Departamento de Artes Cênicas da UEM (campus sede).
ASC/UEM