Na tarde desta terça-feira (17), a Universidade Estadual de Maringá – UEM – entregou diplomas para 42 formandos do curso de Medicina que concluíram o curso no ano de 2024. Os novos profissionais passaram a compor o rol de 84.123 formados pela UEM. A colação de grau, no Auditório da Biblioteca Central (BCE), contou com a presença de chefes de departamentos, coordenadores de curso, professores, amigos e familiares emocionados.
A cerimônia foi presidida pela vice-reitora, Gisele Mendes e pela coordenadora adjunta do Curso de Medicina, professora doutora Fernanda Shizue Nishida Carignano.
Em sua fala, a vice-reitora reforçou a importância da UEM: “Essa Universidade vai estar para sempre nos diplomas de vocês, nos seus consultórios, nos hospitais em que trabalham. Hoje vocês estão se formando no curso mais concorrido da UEM”.
NDÍGENA
Entre os formandos, Marcos de Aguiar Primo, indígena do povo Guarani Nhandewa. Sua formatura está inserida na Política Estadual de Acesso e Permanência dos Indígenas no Ensino Superior do Estado do Paraná. Agora, a UEM completa 50 indígenas formados, sendo que Primo é o segundo formado em Medicina. O primeiro foi o irmão dele, Virlei Filho.
“Quando um aluno indígena se forma, ele carrega mais do que uma simples jornada acadêmica. Ele fortalece a luta cultural, social, racial e territorial”, comentou o neograduado, antes da cerimônia.
HOMENAGENS
A turma homenageou os professores Felipe Merchan Ferraz Grizzo como patrono do curso de Medicina, e o professor Carmine Porcelli Salvarani, como nome de turma.
O graduando Matheus Henrique Arruda Beltrame prestou o juramento em nome dos colegas. A oradora geral foi Luisa Delamare dos Santos Paula.
Pelo destaque obtido durante o Curso de Medicina, a jovem Giovana Silvestre Ramiro recebeu um diploma especial de láurea acadêmica das mãos da vice-reitora. Foi ovacionada pelos colegas.
Os demais certificados foram entregues pela coordenadora adjunta do curso, Fernanda Shizue Nishida Carignano.
A mesa foi formada pela chefe de Gabinete da Reitoria, Maria Luisa Furlan Costa; a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Priscila Garcia Marques; o pró-reitor de Ensino, Marcos Vinicius Francisco; a coordenadora da Comissão Universitária para os Indígenas – CUIA – Maria Christine Berdusco Menezes, e a decana do Departamento de Medicina, Silvia Maria Tintori.
ASC/UEM