Ulisses Maia e Edson Scabora comemoram conquistas de Maringá no dia de seus 77 anos

Prefeito e vice comemoram entrega de 200 apartamentos do projeto PROZEIS, a assinatura do edital do Parque Tecnológico de Saúde do Tecpar e convidam população para as festividades que acontecem na segunda-feira, 13, com desfile pela manhã e terminam com show do cantor Leonardo à noite

O prefeito de Maringá Ulisses Maia e o vice, Edson Scabora, participaram na tarde desta sexta-feira, 10, da abertura da 50ª  edição da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Maringá (Expoingá).

Ulisses lembrou que a cidade completou 77 anos no dia de hoje, e que desde o dia 1º, a municipalidade tem realizado atividades comemorativas. O prefeito recordou  ainda que na segunda-feira, 13, acontece pela manhã o desfile do aniversário da cidade e à noite o show do cantor Leonardo.

Sobre a presença do governador Piana na cidade, Ulisses reforçou a ideia de que a parceria com o estado tem trazido muitos benefícios para a cidade, e que na manhã de hoje foram entregues 200 apartamentos do projeto PROZEIS que contou com contributo econômico do Governo do Paraná. Além disso, tanto o prefeito como o vice, Edson Scabora comemoraram a assinatura do edital do Parque Tecnológico da Saúde do Tecpar em Maringá.

 

Estado lança edital do Parque Tecnológico da Saúde do Tecpar em Maringá

O plano de implantação do parque foi apresentado para a comunidade empresarial da cidade, em evento no Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), detalhando como será a futura infraestrutura do parque tecnológico.

Segundo Piana, a iniciativa mostra a importância do alinhamento entre o setor público e o setor privado para o desenvolvimento de pesquisas e produtos na área da saúde. “Mais uma vez estamos vendo sair do papel um sonho que se arrastava há anos. Vamos ter grandes laboratórios aqui produzindo vacinas e medicamentos. Este tipo de parceria é um exemplo para o Brasil, que vai ajudar a ampliar o atendimento de saúde à população, com avanço de pesquisas e barateamento de medicamentos”, disse o governador em exercício.

O edital prevê a licitação das obras para implantar a infraestrutura do parque tecnológico, o que inclui o asfaltamento e cercamento da área e a construção de um prédio administrativo e central de utilidades, dentre outras edificações necessárias para o funcionamento do parque. Por se tratar de processo licitatório, o valor do investimento permanece em sigilo até a definição da proposta vencedora com base nos critérios técnicos exigidos.

“O Tecpar cada vez mais se consolida como um dos grandes laboratórios parceiros da saúde pública brasileira, ao lado de Fiocruz, do Rio de Janeiro, e Instituto Butantã, de São Paulo. Este lançamento reforça esta vocação. Todos os ativos de ciência e tecnologia do Paraná, públicos e privados, estão animados com os frutos que os trabalhos deste parque podem render para a sociedade”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

O edital prevê que as propostas das empresas interessadas na construção do parque sejam apresentadas até o dia 4 de junho. A previsão é que a obra seja executada em até dois anos.