VÍDEO: Maringaenses enfrentam fila para fazer teste de Covid

VÍDEO: Maringaenses enfrentam fila para fazer teste de Covid

Os númerosos maringaenses que estão procurando por teste de covid, estão enfrentando filas nos drive-thru de clínicas particulares e também nas estruturas públicas do município que estão realizando o teste.

Na manhã desta terça-feira, 18, uma equipe da Semob teve que intervir na avenida Rio Branco para garantir que o tráfego fluisse na via que leva ao centro da cidade, isso porque há muita procura pelo exame em uma clínica particular que está realizando exames através do sistema drive-thru.

 

SERVIÇO PÚBLICO OFERECE TESTES RÁPIDOS GRATUITOS DE COVID

A Prefeitura realiza testes rápidos de covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS′s) Império do Sol, Vardelina, Universo, Quebec, Ney Braga, Cidade Alta, Industrial, Morangueira, Internorte e Guaiapó-Requião, de segunda a sexta, das 9h às 16h. Nas Unidades de Pronto Atendimento Sul ou Norte os testes são realizados de domingo a domingo, 24 horas por dia. A administração municipal informa que as Unidades Básicas de Saúde Maringá Velho, Operária e distrito de Iguatemi ficarão temporariamente sem realizar testes rápidos de covid-19.

AUMENTO NOS CONTÁGIOS EM MARINGÁ É DE 3000% EM JANEIRO

Só no boletim de ontem, 17, foram confirmados mais 1692 contágios – referentes ao período entre sábado e segunda-feira. No total, o mês de janeiro acumula até ontem, 5820 contágios – média de 342 por dia. É a maior média diária dos últimos 12 meses. O número de doentes na cidade também subiu de 4423 para 5885; em 30 de dezembro eram apenas 200. Em percentuais o aumento é de 2.842,5%.

Se o número de contágios é assustador, o mesmo não se pode dizer do total de mortes e internações. Não há registro de mortes nos últimos três dias e em janeiro são 11 até o momento.  O número de pessoas internadas também não sofreu aumento proporcional ao de contágios. Neste momento há 17 pacientes ocupando um dos 30 leitos disponíveis nas UTIS Covid do SUS; dez são de Maringá.