O deputado federal Zeca Dirceu (PT) reiterou neste sábado, 1º de abril, que o apoio da Itaipu Binacional alcance projetos e obras das cidades, além das impactadas, de forma ou outra, pela usina. “Conversei com o presidente Enio Verri que me adiantou que Itaipu vai levar investimentos e desenvolvimento a todo Paraná. Uma conversa muito boa e agora é trabalhar, apresentar bons projetos e viabilizar as parcerias necessárias”, disse Zeca Dirceu que se encontrou com Verri em Maringá.
A ampliação da apoio da Itaipu, além das 50 cidades do oeste, em projetos do novo escopo de atuação da Itaipu Binacional. “Enio Verri adiantou que a binacional também vai se voltar aos projetos sociais, na área de saúde, de apoio aos pescadores, indígenas, programas culturais e as parcerias com as universidades, escolas e prefeituras. A Itaipu voltará a ter seu perfil de uma atuação social forte no Paraná”, completou.
O deputado federal discutiu com o presidente da Itaipu o projeto de um parque termal em Itaipulândia que alia tratamento de saúde ao lazer com capacidade de receber 180 mil visitantes no mês, algo em torno de 2 milhões por ano. “Esse é um exemplo de uma série de empreendimentos em implantação na região e que podem receber algum tipo de incentivo ou apoio por parte dos governos estadual e federal”, disse.
Plano de ação
Zeca Dirceu afirmou que Verri adiantou também que a usina vai ampliar sua participação em todo o Paraná e deve lançar em breve um novo plano de ação, elaborado em conjunto com a Unila, Unioeste, entidades e prefeituras.
O deputado também defendeu a prorrogação do pagamento de royalties às 15 cidades paranaenses lindeiras ao lago da usina: Foz do Iguaçu, Santa Helena, Itaipulândia, Diamante D’Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Terra Roxa.
“Na posse de Enio Verri, o presidente Lula deu a linha mestre e destacou a importância da Itaipu no apoio das políticas ambiental e sociais, a ter ações voltadas para cultura, esporte e lazer da população”.
O deputado propôs ainda que a Itaipu vai apoiar projetos para pavimentação de estradas rurais, programas de irrigação e de energia solar, de abastecimento de água e tratamento de esgoto e de resíduos. “Precisamos de medidas que geram empregos, aproveitar o potencial pesqueiro lago da usina de Itaipu, tenho certeza, vai cumprir com seu papel importante no desenvolvimento das cidades do Paraná”, completou.