O prefeito em exercício Edson Scabora e o secretário de Cultura Victor Simião assinaram na manhã desta quinta-feira, 20 de abril, os contratos de vinte artistas contemplados no edital “Expresso Cultural”. A ação deve acontecer a partir do mês de maio e as apresentações serão divididas mês a mês no decorrer do ano de 2023.
O objetivo do EXPRESSO CULTURAL é descentralizar as atividades culturais subsidiadas pelo município levando música e teatro ao bairros da cidade e nos distritos.
Um ônibus palco se deslocará pelos bairros levando os grupos de artistas para se apresentarem lá onde estão as pessoas que tem menos acesso à Cultura. A programação prevê dez apresentações teatrais e dez apresentações musicais.
Para o prefeito Scabora, a Cultura faz parte de um plano maior que visa transformar Maringá em uma cidade turística e que os artistas maringaense são muito importantes para dar brilho a todas as atividades que acontecem na cidade. O secretário Simião disse em entrevista a OFATOMARINGA.COM que a descentralização é uma missão que a secretaria de Cultura batalha para cumprir e que o Expresso é uma iniciativa de sucesso.
OFATOMARINGA.COM entrevistou também o artista Sandro Maranho da Cia Mão Dupla Teatro de Bonecos, que teve o espetáculo Show dos Bichos contemplado no edital e a artista Raquel Menegazzo – que vai apresentar o espetáculo Boling, Boling Show de Bolas Brincantes.