Ação de conscientização no comércio de Maringá marca Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Secretaria PCD, Procon e Abrasel conversaram com lojistas sobre a necessidade de oferecer bom atendimento e sobre os ótimos resultados econômicos que isso pode ter como consquência.

 

Comemorada nesta quinta-feira, 21 de setembro, a Jornada Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em Maringá foi marcada por uma ação conjunta promovida pelo Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, com apoio do Procon e Associação de Bares e Restaurantes – Abrasel. O foco da ação no comércio, foi divulgar a necessidade de oferecer atendimento equo a quem tem algum tipo de deficiência.

Ação de conscientização no comércio de Maringá mobilizou servidores da secretaria PCD e do Procon de Maringá

Elizabeth Dumont, Secretária da recém criada secretaria PCD, deu o start à campanha distribuindo um folheto informativo que traz o slogan “Atender bem traz bons resultados”.

Elizabeth Dumont – Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Betinha, lembrou que quem tem deficiência, vota, paga impostos, possui renda e consome no comércio exatamente como todo o resto da população. Em Maringá ainda não existe estatísticas indicando qual é o percentual de pessoas com deficiência, e a secretaria disse em entrevista a OFATOMARINGA.COM, que realizar o estudo é uma das metas da pasta. No Brasil, cerca de 45 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência e o PIB produzindo por essas pessoas, é maior do que a de muitas nações.

“Comerciantes são sensíveis à causa das pessoas com deficiências e prontos a oferecer bom atendimento”, disse Rafael Cecato – Presidente da Abrasel Noroeste

Rafael Cecato – presidente da Abrasel Noroeste, também participou da ação e diise que os comerciantes têm completo interesse em oferecer o melhor atendimento possível a pessoas que precisam de cardápios em braile no modelo impresso ou através de aplicativos capazes de ler o conteúdo do menu oferecido.Cecato, que  Maringá possui duas atividades comerciais, entre elas, o Firulas Bar na avenida Curitiba, explica que em seus locais já funcionam algumas medidas de acessibilidade, que outras medidas estão sendo implementadas. O presidente explica ainda que, essa é uma tendência de todo o setor que oferece alimentação fora do lar.

Nesta matéria, você confere também entrevistas em vídeo como a que Ligiane Ciola fez com o coordenador do Procon – Flávio Mantovani durante a ação desta manhã

O coordenador do Procon Flávio Mantovani também foi às ruas, conversou com consumidores e comerciantes e enfatizou que medidas como as presenças no comércio de Códigos de Defesa do Consumidor e Cardápios em braile, não são impositivas, mas são necessárias e que o comércio vai poder contar com a logística que será oferecida pelo Poder Público.

Leandro de Souza é funcionário público concursado e está lotado na secretaria municipal de Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Maringá

Leandro de Souza é cego desde os dez anos de idade, como funcionário público concursado ocupar cargo na secretaria municipal PCD. A presença dele e de outras pessoas com deficiências, está auxiliando o Poder Público a preparar ações que atendam as reais necessidades de que tem necessidades diferenciadas.

A secretaria da Pessoa com Deficiência está instalada no piso superior do Terminal de Transporte Urbano.

Veja as orientações presentes no folheto distribuído na ação realizada no comércio do centro de Maringá na manhã desta quinta-feira, 21.