Neste 27 de setembro, as Nações Unidas marcam o Dia Mundial do Turismo sob o tema “Turismo e investimento verde”. Os eventos realçam que é preciso impulsionar financiamentos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.
A mensagem do secretário-geral, António Guterres, pede um impulso de governos e do mundo empresarial em práticas turísticas que sejam sustentáveis e resilientes.
Energia renovável e proteção da biodiversidade
Para o líder da ONU, o rumo para o setor privado deve ser o de emissões zero, redução do consumo energético, aproveitamento de formas renováveis de energia e proteção da biodiversidade e do equilíbrio ecológico nos pontos de destino.
Um evento global com mais de 100 países marca a data em Riade, Arábia Saudita, com a participação de mais de 50 ministros do setor e representantes de empresas privadas.
A Organização Mundial do Turismo, OMT, destaca que o momento atual é de “soluções inovadoras”. A meta é contribuir para a promoção de investimentos turísticos focados no alcance de um mundo que colha maiores benefícios do setor.
Estima-se que a área turística precise de milhões de licenciados em hotelaria por ano, até 2030. Mais de 800 mil novos empregos anuais exigirão formação profissional específica, defende a agência.
Oportunidades iguais de acesso a formação
A ONU vê nesses elementos a motivação para apostar nas pessoas como a base do turismo para ampliar oportunidades no acesso à formação de qualidade pelo mundo.
A organização aponta ainda os benefícios do setor para o planeta, com fundos dedicados a infraestruturas sustentáveis e aceleração da transformação verde.
A redução de emissões no turismo envolve um potencial de investimento de US$ 24,7 biliões em edifícios verdes nas cidades dos mercados emergentes até 2030. Somente a parte aplicada em novos hotéis, resorts e restaurantes representaria US$ 1,5 bilhões.
A ONU pede ainda maior atenção em relação a novas soluções e tecnologias para descarbonizar o setor e garantir infraestrutura resistente às alterações climáticas através de soluções de adaptação.
Investimento em inovação
Outra prioridade da organização é promover a prosperidade, o investimento em inovação, tecnologia e empreendedorismo. Nesse aspecto, a aplicação de fundos visa aumentar iniciativas que apoiem e incentivem pequenos negócios e gerem oportunidades para inovações no setor turístico.
As celebrações do Dia Mundial do Turismo destacam ainda a ação e união da comunidade internacional entre governos, instituições financeiras multilaterais, parceiros e investidores por uma nova estratégia de aplicação de fundos. ONU News