A prefietura de Maringá confirma para este sábado, 12, o retorno da programação do projeto Prefeitura nos Bairros. Serão três iniciativas de sustentabilidade e reaproveitamento de resíduos.
Moeda Verde, Óleo Zero e Maringá Recicla.
MOEDA VERDE: O projeto ′Moeda Verde′ promove a conscientização sobre o descarte correto dos materiais recicláveis. A ação consiste na troca de 1 kg de material por 1 kg de hortifrutis. É possível realizar a troca de, no máximo, 2 kg por pessoa.
ÓLEO ZERO: No ′Óleo Zero′, cada litro de óleo usado poderá ser trocado por uma barra de sabão ou cada quatro litros de óleo poderão ser trocados por dois litros de sabão líquido. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre o descarte correto do óleo, já que cada litro pode poluir 25 mil litros de água.
MARINGÁ RECICLA: No ′Maringá Recicla′, a comunidade pode descartar roupas e calçados em bom estado de conservação, sucatas eletrônicas, bijuterias usadas, esponjas de uso doméstico, óleo de cozinha usado e cartela de medicamentos vazias. As roupas serão encaminhadas para o Provopar e os demais materiais para as cooperativas de reciclagem.
Os projetos fazem parte da programação do ′Prefeitura nos Bairros′. A iniciativa, que aproxima os serviços municipais da população, ocorre no sábado, 12, das 9h às 12h, na Praça Renato Celidônio (Praça a Prefeitura).
Confira a programação:
Conscientização sobre maus-tratos contra animais e atendimento veterinário gratuito para pets;
Matrículas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) para pessoas a partir de 15 anos que não finalizaram o ensino fundamental do 1° ao 5°ano;
Projeto ′Moeda verde′, ecoponto para descarte de escova de dente, ′Óleo Zero′ e doação de mudas;
Campanha educativa de combate à LGBTIfobia;
Procon do Povo com atendimento da população sobre direitos do consumidor;
Feira de troca de livros e brinquedos;
Distribuição gratuita de absorventes e entrega de material informativo sobre violência contra mulher;
Cadastro e orientação sobre o Sistema Eletrônico de Informação (SEI);
Projeto Maringá Recicla para recebimento de cartelas vazias, esponjas domésticas e bijuterias usadas;
Projeto Turismo nos Bairros;
Cadastro para cursos na área de tecnologia.