FUTEBOL: Classificado, Aruko não balança as redes pela primeira vez em dez partidas na Terceirona do Paranaense

Adversário das semifinais será o Iraty que se classificou com gol aos 44 do segundo-tempo.

FUTEBOL: Classificado, Aruko não balança as redes pela primeira vez em dez partidas na Terceirona do Paranaense
                
                    Adversário das semifinais será o Iraty que se classificou com gol aos 44 do segundo-tempo.

Com quatro desfalques o Aruko entrou em campo ontem, 13, em Arapongas para jogar a última partida da fase de classificação da Terceirona já classificado em primeiro lugar no grupo A.

A partida contra o Laranja Mecânica não valia nada, mas a vitória faria o Alvi-Negro maringaense entrar para a história como time que venceu todas as dez partidas da fase classificatória. Não aconteceu; Os valentes meninos do Laranja conseguiram segurar o Aruko e a partida ficou no zero a zero.

As ausências de Ícaro, Diogo, Alex e Cristiano podem justificar somente em parte a ausência da vitória. O FATO é que o Aruko nos acostumou a vitórias, e vitórias com placares expressivos, por isso quando o time não chega às redes acaba por gerar algumas indagações.

A partida começou com o Laranja Mecânica tentando jogar de igual para igual com o Aruko. Com uma forte marcação o time de Arapongas chegou a roubar várias bolas na intermediária ofensiva e começou a gostar do jogo. Aos 11 minutos o goleiro Thiago Santos salvou a pátria com uma grande defesa.  

O Aruko deu o troco aos 16 com Barcos que roubou bola no campo de ataque e cruzou para André Carlos. O atacante chegou um milésimo de segundo atrasado. André se jogou de peixinho e a bola deve até ter arrancado uns fiozinhos de cabelo do artilheiro maringaense. Um baita susto no Laranja que a partir daí percebeu que tinha que se resguardar mais, sem renunciar ao ataque.

Reveja a partida transmitida pela equipe esportiva é da Samurai Black TV, comandada por Marcelino Silva, que também é responsável pelos comentários,

tem reportagens de Ivaldo Maciel e narração de Marcelo Henrique Galdioli.

O Aruko permitia até com uma certa facilidade ao Arapongas de trocar passes em seu meio-campo. Esse FATO pode até ter sido parte de uma estratégia de Sturion; dar espaço para ao adversário para tentar pega-lo no contrapé. Se era estratégia ou não, só ele pode saber, mas com todo esse espaço o Laranja continuou levando perigo. Aos 20 minutos Thiago Santos teve que defender mais um chute certeiro do time de laranja. O primeiro tempo terminou no zero a zero, contudo deixou a impressão de que o Maringá deixou o Laranja Mecânica jogar, até demais. 

SEGUNDO-TEMPO

As equipes voltaram para a segunda etapa com as mesmas estratégias; jogo franco e aberto, num lá e cá que favorecia placares elásticos, mas a partida teimava em se manter zerado. 

Aos 11 minutos Alef cobrou falta pela direita do ataque ninja. O que era para ser um levantamento na área quase termina em um gol espírita. A bola subiu muito, fez uma curva estranha e caiu quase sobre o travessão do adversário. O tiro obrigou o goleiro Yuri que já estava quase na linha da pequena área, a voltar rapidamente para espalmar e ceder o escanteio.

Depois disso, o Aruko passou a dominar as ações e o Laranja Mecânica não conseguiu levar mais perigo à sua meta. Os maringaenses criaram duas ou três ocasiões de perigo, mas o time não foi capaz de furar a defesa do Laranja, o que é preocupante, já que apesar dos desfalques, em campo estava praticamente o time titular.

A equipe maringaense pode ter sentido a falta de Ícaro, grande garçom da equipe até aqui. Cristiano também fez falta. Ele continua se recuperando de uma contusão, mas vem sendo substituído mais do que à altura pelo pirata Barcos. Até pelas posições que jogam, Diogo e Alex fizeram menos falta. Então o que não funcionou hoje?

É difícil dizer. É verdade que as expectativas e o foco estão nas partidas da próxima fase.

O que deixa um pouco perplexo é que um time que tem no ataque jogadors como André Carlos (9 gols) e Gabriel Barcos (10), além de Alef que também deixou suas marcas no certame, não tenha conseguido ir às redes pelo menos uma vez contra um time de meninos. O sistema defensivo foi exigido pelo adversário pelo menos por duas vezes e só não caiu graças a exuberante forma do goleiro Thiago Santos.

No mais, Emerson Piauí, Marcelo Xavier, Thiago Silva e Dionatan tiveram que arcar com todo espaço deixado no meio-campo que tinha Jorginho, Lucas Lourenço e Adão no lugar de Ícaro. Faltou marcação, faltou Ícaro.

O Auko jogou muito até aqui neste campeonato; marcou 36 gols e sofreu 3. A média de gols até a rodada passada era de 4 por jogo; com o zero a zero de hoje ficou em 3,6. É muito alta ainda, mas a pergunta que fica é: Será que gastaram tudo?

Sturion sabe que o campeonato de verdade começa no sábado que vem e deve ter trunfos na manga para fazer esse time aí, reforçado sobretudo pelo retorno de Ícaro, que fez muita falta hoje, possa imprimir um padrão de jogo diferente, capaz de marcar muito no meio campo e de sair rápido para matar a partida de ida das semifinais nos contra-ataques. Por ter melhor campanha, o Aruko jogará a primeira fora de casa.

Em resumo, vencer todas e empatar a última sem sair do zero assusta um pouco, mas tomara que o jejum de gols tenha acontecido só para poupar para os próximos dois sábados.

VEJA O GOL QUE LEVOU O IRATY ÀS SEMIFINAIS CONTRA O ARUKO

O Aruko conheceu hoje seu adversário das semifinais. Na chave B, três clubes corriam embolados para conquistar a segunda vaga na fase semifinal da competição. Com o Foz do Iguaçu já classificado em primeiro lugar no grupo B, Paranavaí, Patriotas e Iraty brigavam para ver quem jogaria contra o Aruko na fase que além de indicar os finalistas, também designará quem sobe para a segundona em 2022.

O Iraty levou a melhor. Ao bater o Patriotas com um gol aos 44 minutos do segundo tempo chegou aos 18 pontos, um a mais do que o Paranavaí. O Vermelhinho do Fim da Linha só empatou com o Foz; parou nos 17 pontos e deu adeus à competição.

Veja o gol que classificou o Iraty para as semifinais. Time bateu o Patriotas por 1 a 0 e ganhou o direito de

disputar o acesso para a Segundona contra o Aruko Maringá. O narrador foi à loucura com o gol aos 44 minutos do segundo-tempo.

FONTE – facebook Iraty

A parada agora é de outro nível. O Iraty não mostrou um grande futebol no jogo de ontem, mas é um clube que tem uma certa tradição no futebol paranaense e no mata-mata pode complicar o bicho dos maringaenses.

A primeira partida será jogada em Iraty no próximo sábado, 20, a partir das 15h30. O jogo de volta está marcado para sábado, 27, sempre as 15h30, no Willie Davids. 

Na outra semifinal, Foz e Laranja Mecânica se enfrentam também nos dias 20 e 27 desse mês. Os araponguenses jogam a primeira em casa, e o Foz por ter melhor campanha decidirá seu futuro em casa no segundo jogo.

Quem superar o adversário das semifinais jogará as finais nos dias 04 e 11 de dezembro já qualificado para a Segundona 2022. O mando de campo das finais dependerá dos resultados nas semifinais.