Governador participa da abertura da Expoingá

Organizadores mantêm a expectativa de movimentação acima de R$ 700 milhões nos 11 dias da mostra

Aberta desde as 14 horas desta quinta-feira, 4, a Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Maringá (Expoingá) terá sua abertura oficial nesta sexta-feira, às 16 horas, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, prefeito Ulisses Maia (PSD) e outras autoridades.

A abertura acontece no Centro de Eventos II do Parque de Exposições de Maringá, onde a presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM), Maria Iraclézia de Araújo, e outros diretores da entidade que organiza a feira recepcionarão as autoridades e representantes do agronegócio.

O governador, que tem participado de aberturas de praticamente todas as exposições agropecuárias do Paraná neste ano, tem enfatizado em seus discursos o crescimento do agronegócio no Estado, a safra recorde de soja e a alta produção de grãos, o que cria um momento bastante favorável para o agronegócio paranaense. O secretário Norberto Ortigara que é o representante do governo para o setor agropecuário e sua secretaria é parceira da SRM na realização da Expoingá, tem falado do desenvolvimento tecnológico em benefício da agricultura e da pecuária.

Como anfitriã, Maria Iraclézia fará a abertura oficial e apresentará a Expoingá aos presentes. A expectativa da diretoria da Sociedade Rural é de que a edição de 2023 alcance números superiores aos da feira do ano passado, que movimentou cerca de R$ 700 milhões em negócios. O bom momento da agricultura, com supersafra de grãos, é um dos motivos para a confiança no alto volume de negócios.

Entre as autoridades que já confirmaram presença estão a ex-governadora Cida Borghetti, o secretário de Indústria e Comércio Ricardo Barros, deputados federais Luiz Nishimori (PSD) e Sargento Fahur (PSD), deputados estaduais Evandro Araújo (PSD), Paulo Rogério do Carmo (União Brasil), Maria Victoria (PP), Soldado Adriano (PP) e Delegado Jacovós (PL).

 

Vitrine do agronegócio

A Expoingá 2023 exibe a força do agronegócio paranaense, o comércio e a indústria, além de oferecer aos visitantes uma grande variedade gastronômica, serviços e entretenimento. Com cerca de 1,3 mil expositores, a feira prossegue até o dia 14.

Também no espaço do Agromuseu, as autoridades participam da inauguração do Agrotech Inova Agro, uma aceleradora de startups do agro que será mantida pela Sociedade Rural de Maringá em parceria Sebrae-Noroeste do Estado e a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná).

Trata-se de um espaço de incentivo à inovação no segmento do agronegócio, que irá abrigar iniciativas inovadoras que ajudem no desenvolvimento do setor. Um exemplo são os projetos que nascem dentro do Hackathon Inova Agro da Expoingá, que este ano se encontra na 4ª edição, reunindo diversos projetos desde a primeira edição.

No Centro de Eventos II, às 19 horas acontece o encerramento da Hackathon Inova Agro e a partir das 22h30 o Dennis Dj comanda a balada na arena de shows e rodeios. Enquanto isto, a XPO Club garante a agitação em sua barraca transparente sem horas para terminar.