A Justiça Federal concedeu nesta quinta-feira, 19, liminar favorável à Itaipu Binacional contra o deputado federal Nelson Padovani (União Brasil) que a acusou de ser responsável pelos conflitos agrários envolvendo indígenas na região de Terra Roxa e Guaíra.
Além de retirar do ar todos os conteúdos considerados falsos pela Justiça, Padovani ainda vai ter que conceder direito de resposta à Binacional.
De acordo com a liminar, o não cumprimento da ordem implicará em multa diária de R$ 100 mil.
“Desde 2023 o parlamentar paranaense vem fazendo acusações à Itaipu, alegando que a empresa fomenta o conflito por terras na região Noroeste do estado. Isso é uma mentira, Itaipu trabalha justamente para pacificar a situação. Tanto que já se dispôs a fazer uma compra emergencial de terras para acelerar o processo. É um absurdo afirmar o contrário”, disse Luiz Fernando Delazari – diretor jurídico da Itaipu.
“O magistrado destacou que as acusações são contrárias à realidade, ressaltando o histórico da empresa em agir sempre dentro dos parâmetros legais, com responsabilidade social e ambiental”, completou Delizari.