A Operação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU), voltou a acontecer em Maringá na noite desta sexta-feira (23). A ação conjunta envolve Polícia Militar do 4º Batalhão, Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB), Instituto Ambiental de Maringá (IAM) e Vigilância Sanitária e tem foco na fiscalização de estabelecimentos comerciais.
Um dos objetivos da AIFU, explicam os coordenadores da Operação, “é coibir práticas ilícitas e garantir o cumprimento das normas sanitárias, ambientais e tributárias”. As equipes atuaram em seis pontos distintos da cidade, resultando em diversas ações fiscalizatórias.
Durante a ação, foram abordadas 248 pessoas. A SEFAZ realizou 1 autuação com notificação de embargo, aplicou 1 multa por uso irregular de espaço público e interditou 1 estabelecimento comercial. A Vigilância Sanitária realizou a apreensão de aproximadamente 125 cigarros eletrônicos (pods), além de essências e dispositivos relacionados sem registro na ANVISA, lavrando 3 autos de infração, 1 auto de apreensão e aplicando 1 multa. O Instituto Ambiental de Maringá (IAM) esteve presente em todos os pontos, mas não registrou providências formais. Em alguns locais, a Vigilância também realizou orientações administrativas.