A capital francesa está se preparando para receber atletas e visitantes de todo o mundo. Mas a três semanas dos Jogos Olímpicos, o entusiasmo vem também com a ansiedade relativa ao futuro político do país.
“Bem, há sempre um risco. A campanha eleitoral foi um pouco turbulenta, por isso há sempre o risco de isto estragar um pouco a festa. Há anos que Paris se prepara para receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, por isso seria uma pena que a festa fosse arruinada devido à situação política tensa”, disse Daniel, um residente na capital francesa, citado pela AP.
Os resultados do partido de extrema-direita francês Rassemblement National, na primeira volta das eleições legislativas antecipadas, deixou muitos parisienses desanimados, dado que a capital é conhecida por ser um bastião de esquerda.
“Foi uma alegria quando Paris foi escolhida para 2024, mas agora que estamos perto, ninguém está contente porque há obras a decorrer em todo o lado, os bilhetes são muito caros, muitos franceses não vão assistir aos Jogos Olímpicos. Penso que não são tão populares”, afirmou Emmanuel Poignant, diretor de uma empresa em França. “No que se refere às eleições, não tenho a certeza de que isso vá alterar o sentimento dos franceses em relação aos Jogos Olímpicos, pois isso vai mudar as suas vidas, aconteça o que acontecer. Relativamente aos Jogos Olímpicos, penso que é demasiado tarde para eles. Vão começar dentro de algumas semanas, por isso não sei se as eleições podem ter impacto nos Jogos Olímpicos”, acrescenta.
Paula Eaulandes, uma jovem francesa que trabalha num restaurante, receia que “possam ocorrer tumultos na sequência dos resultados. Se houver motins… os turistas não vão ficar com uma boa ideia de Paris”, defende.
O Rassemblement National recebeu apenas 10% dos votos em Paris na primeira volta das eleições no domingo, em comparação com 33% a nível nacional. A possibilidade de França vir a ter o seu primeiro governo de extrema-direita desde a Segunda Guerra Mundial tem desviado as atenções da cidade que vai acolher os Jogos Olímpicos de verão pela primeira vez em 100 anos.
A segunda volta das eleições legislativas francesas decorre já este domingo, dia 7 de julho. Mais de 200 candidatos desistiram das eleições, sendo que a maior parte destes eram provenientes da coligação de esquerda.
EURO NEWS