A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo, realizou nesta sexta-feira, 4, no Restaurante do Parque do Japão, evento em alusão ao Dia do Turismo (18 de abril). Durante a cerimônia, o prefeito Silvio Barros anunciou o lançamento da Rota Turística Nippon Tour e apresentou outras ações para promoção do turismo local, como a implantação de um teleférico e passarela elevada no Bosque II, realização do Festival Medieval Português e a construção de um mirante na Praça das Antenas.
As ações são pensadas para promover a cultura local e movimentar a economia na região.

“Nosso objetivo é transformar Maringá em um destino turístico atrativo de referência e posicionar o setor do turismo como prioridade estratégica para o desenvolvimento econômico da cidade, promovendo o crescimento, a geração de empregos e mais qualidade de vida para todos”, afirmou o prefeito Silvio Barros.

Neste sábado, 6, durante a primeira edição da Rota Nippon Tour, também será lançada a primeira rota turística para pessoas com deficiência. “Com o objetivo de promover a inclusão e a acessibilidade, lançamos a primeira rota voltada para Pessoas com Deficiência (PCD). Nossa equipe, acompanhada de um intérprete de Libras, atenderá um grupo de turistas surdos, oferecendo uma experiência inclusiva e acessível”, afirma a secretária de Aceleração Econômica e Turismo, Isolene Niedermeyer.
Desenvolvida dentro do projeto Maringá em Rotas, a Rota Nippon Tour passará por pontos turísticos da cultura nipônica na cidade. A excursão gratuita ocorrerá todo o primeiro fim de semana de cada mês, aos sábados e domingos. A rota terá início no Hotel Bandeirantes, às 13h30 e chegada no mesmo local às 17h.
As primeiras excursões ocorrem neste sábado, 5, e domingo, 6. O passeio será acompanhado por um guia turístico, onde os participantes poderão conhecer a história da cidade, com foco na influência da imigração japonesa em Maringá. Para participar da excursão é necessário realizar a inscrição pela internet.
Para agendar sua participação nas excursões clique neste link
O trajeto, inicia no Hotel Bandeirantes, passa pelo Ipê da Princesa no Marco Imperial, Templo Budista Jodoshu Nippakuji, Capela Madre Paulina, Museu Histórico e Casa do Pioneiro da UniCesumar, Praça do Avião, em seguida para o Parque do Japão, onde os turistas serão recepcionados por uma exposição de bonsais e um workshop de mangás. Após a parada, o passeio segue para o Teatro Calil Haddad e Catedral Nossa Senhora da Glória, com retorno para o Hotel Bandeirantes.