O deputado estadual Requião Filho voltou a cobrar do Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (DER-PR) obras emergenciais de melhorias na PR-436. A rodovia, que liga Ibaiti à Ribeirão do Pinhal, segue em péssimas condições, apesar da promessa do órgão de finalizar os reparos até o final de março.
Com 66 km de extensão, a PR-436 é uma via essencial para o tráfego de motos, carros e caminhões que transportam cargas de olarias e cooperativas locais. Em janeiro, diante da precariedade da estrada, moradores da região chegaram a plantar milhos e bananeiras nos buracos da via, com o objetivo de alertar as autoridades sobre os riscos de acidentes.
O parlamentar solicitou, então, obras urgentes para acabar com a insegurança e os prejuízos causados aos moradores. Em resposta, o DER informou que estava realizando “serviços emergenciais de nivelamento, tapa buracos, melhoria dos dispositivos de drenagem e colocação de material fresado em pontos críticos”. De acordo com o Departamento, as obras iniciaram em 03 de fevereiro e estariam finalizadas até o final de março/2025. No entanto, o prazo não foi cumprido.
“A falta de estrutura na rodovia prejudica produtores, comerciantes e toda a população que enfrenta dificuldades para se deslocar. Me pergunto se o governo do Estado, por meio do DER, está esperando um acidente grave para cumprir com a sua obrigação”, questiona o deputado.
Com a persistência do problema, um novo requerimento foi enviado ao DER exigindo medidas urgentes. Confira abaixo um vídeo gravado pela população mostrando a situação da estrada: